domingo, dezembro 24, 2006

Crónica semanal, a que já se habituaram, e que esta semana incide nessa época tão bonita (para alguns) que é o Natal

Natal, Natal, Natal...
Do que se fala desde há 2 meses e meio para cá? Da guerra no Iraque!
Não, por acaso estava a brincar convosco. É o meu espírito natalício que me dá p'rá brincadeira.
Luzes, luzinhas, com cores, sem cores, vermelho, azul, dourado, prateado...Tudo serve para enfeitar as casas deste país, contagiando-nos a todos. Eu pelo menos, não lhes consigo escapar. E ainda bem! Esta época traz alegria a um povo carrancudo, que gosta de lamúrias e que diz sempre "Vai-se andando...", em vez de um "Tá tudo bem!".
Toda a gente fala do consumismo exacerbado. Eu não sou contra. Dá-me um estranho prazer esbanjar dinheiro em prendas para todos, mas faz tão bem à alma...
A família reunida, o bacalhau, o pinheiro rodeado de prendas (ou 'pesentes'), o bolo-rei, as filhozes, o Pai-Natal e, principalmente, o sorriso de uma criança!! Pena essa alegria não chegar a todas elas, mas o Pai-Natal deve ser anti-pobre e injusto, como é o mundo...
No dia seguinte, tudo volta ao (a)normal: crianças tristes, pessoas carrancudas e a ânsia que o ano passe depressa. Para outros, a fome continua, as injustiças também...

É pena...
É o Natal, tão bom e tão cruel...

alfalfa